top of page

CARTA ABERTA SOBRE A SUCESSIVA DESCONTINUIDADE ADMINISTRATIVA NA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE

A Associação dos Especialistas Ambientais do Estado de São Paulo (AEAESP) e os Executivos Públicos Associados do Estado de São Paulo (EPAESP) vêm a público manifestar sua preocupação e insatisfação com as sucessivas trocas de Secretários na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.


Esta semana ocorreu a terceira substituição do responsável pela Pasta em um período inferior a quatro anos, revelando uma alta rotatividade de um cargo de extrema importância para a condução das políticas públicas ambientais do Estado de São Paulo e do país. Como agravante, essas substituições têm sido notadamente utilizadas para negociações de cunho político-partidário, conforme amplamente divulgado pela mídia.


A negociação de altos cargos nos órgãos ambientais tem sido sistematicamente observada nos últimos anos em diferentes esferas de governo, vide a recente indicação de dirigente partidário para a presidência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cuja nomeação não se efetivou, após intensa mobilização do corpo técnico e da sociedade civil.


Somam-se a isso constantes tentativas de enfraquecimento de importantes políticas públicas ambientais, evidenciando um processo de desvalorização da temática ambiental no país.


No Estado de São Paulo, a alta rotatividade no cargo de comando da Secretaria do Meio Ambiente impacta diretamente o andamento de programas e projetos ambientais e prejudica as tramitações referentes aos planos de carreira do quadro técnico especializado, o qual é fundamental para a consecução das ações governamentais de curto e longo prazos.


A Secretaria do Meio Ambiente tem como principal missão promover um meio ambiente ecologicamente equilibrado, por meio da educação, planejamento e fiscalização ambiental, conservação e recuperação dos recursos naturais, gestão de Unidades de Conservação, controle e monitoramento da qualidade ambiental e produção de conhecimento para pautar políticas públicas.


Diante do compromisso como agentes públicos em zelar pela garantia da cidadania e dos direitos básicos assegurados pela Constituição Federal e consagrados em declarações internacionais, a AEAESP e a EPAESP reivindicam:


  • a valorização e a garantia de continuidade dos programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria do Meio Ambiente, importantes para promoção de um meio ambiente equilibrado para as atuais e futuras gerações;

  • a interrupção do loteamento político da Secretaria do Meio Ambiente;

  • a utilização de critérios técnicos para as nomeações e a garantia de preenchimento dos cargos em comissão por técnicos, preferencialmente, funcionários públicos de carreira; e

  • o reconhecimento da importância do corpo técnico da pasta, especialmente por meio do fortalecimento do diálogo para melhoria das condições de trabalho.

AEAESP e EPAESP

Associação dos Especialistas Ambientais do Estado de São Paulo (AEAESP)

Executivos Públicos Associados do Estado de São Paulo (EPAESP)


Notícias Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page